sábado, 29 de maio de 2010

Estaremos todos dispostos a trabalhar no Natal?

É um facto que estamos em crise, é um facto que se gastaram uns milhares (não muitos) com a visita do papa, é igualmente um facto que se possibilitou a tolerância de ponto para a visita papal com uma eventual baixa de produtividade... etc, etc...

Agora vejamos, estarão todos dispostos a começar a trabalhar no Natal e em todos os outros feriados religiosos? Podia enumerar aqui uma vasta lista de dias em que existe a tal quebra de produtividade e se perdem também milhares de euros para que todos possam descançar mais uns dias e outros tantos de pontos quando calham à quinta-feira... Não será um absurdo estar contra o país parar devido à visita papal e por outro lado gozar dos feriados religiosos?

Não sejam tão inflexíveis, eu fui educado religiosamente, fiz a catequese e apesar disso sou cada vez menos crente, uma educação religiosa não impede de sermos esclarecidos. O que não podemos deixar de ter em conta é o facto de que é necessária a religião para todos aqueles que, ou não são "esclarecidos" e necessitam do conforto da espiritualidade ou, mesmo "esclarecidos", reconhecem que a presença de alguém capaz de reunir grandes massas de pessoas é sempre um acontecimento capaz de abastecer energia positiva e criar uma maior motivação para ter um maior rendimento no trabalho nos dias seguintes. Não valerá a pena perder um dia de produção e obter um rendimento extra nos dias após? Não valerá a pena o investimento? Convenhamos que ninguém foi obrigado a faltar ao trabalho, foi apenas uma tolerância ;) O facto de faltar ao trabalho para aproveitar a folga já é algo que transcende a visita do papa... Chama-se preguiça e a culpa não é do papa. Aliás, quem acredita no papa sabe que a preguiça é um pecado capital... :)

Podem estar contra a igreja, podem dizer que a igreja encobre pedofilia, cuidado, tenham em conta que crime há em todas as classes profissionais, mas não é por uma meia dúzia de pessoas que cometem crimes que nos dá o direito de por em causa qualquer instituição. Se assim fosse já se tinha acabado com a polícia e era pior a emenda que o soneto... Tenham em conta que os valores da sociedade ocidental baseiam-se no catolicismo, igualdade, espírito de entreajuda, respeito pelo próximo são apenas alguns exemplos. Se há algumas pessoas que ganham dinheiro com isso? Haverão certamente, mas é o seu trabalho como qualquer outra profissão.

Sem comentários: