quinta-feira, 22 de abril de 2010

Estágios profissionais PEPAC

Fiquei hoje a saber que dos 24830 candidatos ao programa de estágios do governo, 758 procuram estágio na área das TDT. Ora havendo apenas 28 vagas nesta área possuo uma espectacular probabilidade de 3,7% de ficar colocado num desses estágios. Chega a ser um pouco assustador ter cerca de 4% de hipótese de entrar num estágio apenas, nem quero imaginar a percentagem de conseguir trabalho a sério na área....






Ele bem nos avisou mas ninguém ligou...

Regime de exclusividade dos médicos

O governo continua a defender o regime de exclusividade dos médicos que exercem funções no sector público e este projecto-lei vai mesmo ser sujeito a votação ainda hoje. Neste regime, os médicos terão que optar entre público ou privado sem poderem acumular funções como até agora foi permitido. Mas é no "se" que mais uma vez fico na dúvida se tal medida irá mudar alguma coisa... Os médicos poderão continuar a acumular funções SE possuirem autorização superior. Ora, como estes superiores são na sua grande maioria médicos, não me parece que a actual situação vá mudar tanto assim. Pedro Nunes, bastonário da Ordem dos Médicos, garante que o sector privado é bem mais vantajoso em termos financeiros e na hora em que os médicos pensarem nas suas famílias, o sector público corre o risco de ficar com um problema sério de falta de médicos. Segundo o governo, esta medida visa combater a corrupção, ao que Pedro Nunes replica que "os médicos não negoceiam em sucatas nem compram armamentos nem tomam decisões financeiras potencialmente apelidadas, ou que levem à corrupção". Ora, na minha opinião, penso que não será necessário negociar em sucatas para haver uns espertalhaços que vão picar o ponto de manhã ao hospital, saem para os seus cargos privados e voltam ao final da tarde para (aborrecidíssimos por terem que ir) novamente picar o ponto. Ora se é este o risco que corremos de ficar sem médicos no serviço público, que vão para o sector privado pois desta forma estão a ganhar um salário sem fazer rigorosamente nada. O serviço de alguns destes profissionais é assegurado ao longo do dia por variadíssimos profissionais que apenas necessitam da sua assinatura ao final do dia quando regressa para marcar presença. Claro que não estou a dizer que a grande maioria o faça, mas a meu ver, os que realmente trabalham não lhes sobrará muito tempo para acumular funções no privado... digo eu... Como qualquer outra medida anti-corrupção, pagará o justo pelos minoritários pecadores, mas pelo menos existirão mecanismos legais para combater este tipo de fraudes de uma forma mais eficaz. A não ser que o número de autorizações superiores especiais suba em flecha....

Quanto a vocês, se tivessem que votar, qual seria o vosso veredito?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como chamar a polícia em Portugal

Já agora, no seguimento do meu post anterior, deixo-vos com um mail que recebi há pouco.

"Tenho um sono muito leve, e numa noite destas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.

Levantei-me em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do quarto.

Como a minha casa é muito segura, com alarme, grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, vaguiando tranquilamente.

Liguei baixinho para a polícia, informei sobre a situação e o meu endereço.

Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa. Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém logo que fosse possível.

Um minuto depois liguei de novo e disse com a voz calma:

-Eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisam mais de ter pressa, porque eu já matei o ladrão com um tiro de pistola calibre 9 mm, que tenho guardada cá em casa, já há anos para estas situações. O tiro fez um estrago danado no pobre diabo !

Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um carro do INEM, um helicóptero, uma unidade de resgate, duas equipas da TVI, uma da SIC e um representante duma entidade de direitos humanos.

Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficou boquiaberto a olhar tudo o que se estava a passar, com cara de parvo.
Talvez ele estivesse a pensar que aquela era a casa do Comandante Geral da PSP.


No meio do tumulto, o comissário encarregue desta operação, aproximou-se de mim e disse-me:
-Pensei que tivesse dito que tinha morto o ladrão !!!

Eu respondi:
- Pensei que tivesse dito que não havia nenhuma viatura disponível."


Ficção ou talvez não, a minha experiência pessoal diz-me que alguém que entre nas vossas propriedades e roube fruta ou algo de pouco valor sai impune pois o "dano patrimonial" causado é insignificante e o custo administrativo sai bem mais caro que o valor do fruto em si. Se alguém estacionar um carro no vosso jardim a polícia simplesmente limita-se a pedir gentilmente ao proprietário para retirar o veículo pois pode ser chato para o dono do jardim.... Possuo um terreno anexo que é usado várias vezes por um vizinho que faz dele o seu parque de estacionamento privado, já alertei a GNR mais próxima mas foi-me dito tal e qual o que vos disse.. Não há dano! Já se eu lhe furasse um pneu por estar indevidamente na minha propriedade, de certeza que viriam os helicópteros e os carros patrulha para me obrigarem a pagar o pneu... Não é de aproveitar os saldos?

Pena de prisão em saldos até 84% de desconto! Aproveite a liquidação...

Não sei se esta medida será uma forma para que alguns homens de poder que já não tenham mais hipótese de fugir à prisão cumpram pena com desconto... o certo é que "Neste diploma surge a possibilidade do condenado ser colocado em regime aberto no exterior passado 1/6 da pena até 5 anos de prisão, ou 1/4 da pena superior a tal limite. A título de exemplo, numa pena de 5 anos, findos 10 meses de cumprimento; ou, numa pena de 10 anos, estando cumpridos 2 anos e 6 meses." Tal medida aparentemente servirá às prisões gerirem a sua capacidade de lotação e mandarem embora quem se está a portar melhor... É absolutamente incrível que com o aumento da criminalidade violenta e cada vez mais organizada se criem medidas de incentivo ao contrário de punição cada vez mais severa. Aos criminosos, aproveitem os saldos pois se todos cometerem crimes a lotação enche depressa e há nova redução nos saldos!